Projeto de Suporte à Educação do Ifes - PRO-SIGA
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As instituições educacionais públicas, principalmente pelo fato de serem mantidas com recursos arrecadados por todos os cidadãos, devem ir além do seu papel tradicional de disseminar conhecimentos que envolvam o processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula. A responsabilidade social de uma instituição pública federal voltada para a educação deve estar atenta aos processos sociais, buscando o atendimento a demandas evidenciadas pelo contexto societário no qual ela está inserida na perspectiva da institucionalização de direitos sociais (ABREU; ZARDINI, 2011).
Ao evidenciarmos o papel social das instituições de ensino federal, notamos que na atual conjuntura social do país são elas que possibilitam as maiores chances de mobilidade e de ascensão social, além de manterem projetos que ultrapassam os “muros da escola” em uma concepção ética e social. Nesse contexto e no intuito da manutenção de articulações com a sociedade, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) por meio do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ratifica como princípios balizadores o compromisso com a justiça social e a eficácia nas respostas de formação profissional e manutenção de suporte aos arranjos sociais e culturais (BRASIL, 2014), em conformidade com os objetivos dos Institutos Federais (IFs) que desde sua criação, estão ancorados no tripé de suas atividades de ensino-pesquisa-extensão.
Consideramos aqui, como definição para Extensão, a sugerida pelo Fórum de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – FORPROEXT, em que a Extensão é um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho com ênfase em produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, visando ao desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional. Dentre os princípios consonantes às ações de Extensão, destacamos como relevante o de Impacto e Transformação Social. Esse princípio firma a Extensão como o mecanismo por meio do qual se estabelece a inter-relação com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e mediadora do desenvolvimento social, econômico e cultural (BRASIL, 2014).
Nesse contexto, os cursos preparatórios para o processo seletivo do Ifes estão em consonância com a proposta dos Institutos Federais e do Plano Diretor Institucional do Ifes no que diz respeito às atividades de extensão e responsabilidade social. Além disso, ao observarmos a sociedade brasileira, fica clara a reprodução das desigualdades sociais pelo acesso diferenciado à educação. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), essa diferenciação ocorre pela qualidade das escolas, que varia de região para região e pelo fato de que uma parcela minoritária da população, com rendimentos superiores, está em escolas particulares de qualidade superior à da maioria das escolas públicas e outras escolas particulares frequentadas pela classe média baixa.
Assim, será ofertado pelo Campus Guarapari do Ifes vagas para alunos da Rede Pública, que desejam ingressar em uma instituição pública, gratuita, com qualidade, mas que por motivos financeiros não teriam condições de custear um curso preparatório em instituições privadas (SILVA FILHO, 2003). Ademais, para o Campus Guarapari, além da justificativa social, o alcance do projeto vai além de ampliar e fortalecer as competências e habilidades necessárias para participar com êxito do processo seletivo do Ifes, pois também favorecerá o reforço de conteúdos escolares, fazendo com que haja menor déficit de conhecimentos do ensino básico.
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