Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Artigo de Teste
Início do conteúdo da página

Artigo de Teste

Publicado: Quinta, 09 de Maio de 2024, 14h53 | Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2024, 09h19

Índice de Artigos

Sejam bem vindos!

A Biblioteca do Campus Guarapari é aberta a comunidade para consulta local. Tem por responsabilidade dar suporte à pesquisa, ensino, extensão e cultura atendendo às necessidades informacionais de alunos, professores, técnicos administrativos e comunidade. 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda-feira a sexta-feira, de 9h as 21h.

No período de férias escolares o horário de atendimento é de 9h as 18h.

CONTATO

E-mail: biblioteca.gua@ifes.edu.br

Telefone: (27) 3261-9944

Acesse o Regulamento Interno da Biblioteca clicando aqui.

 

1 Marca biblioteca colorida


 Bibliotecas Virtuais e Bases de Dados

1.png 5.jpg
15.png 12.png
2.jpg   capes

       

Tutorial de acesso às bibliotecas virtuais

O acesso às Normas Técnicas (Target GEDWeb) deve ser feito pelo Sistema Pergamum, conforme abaixo:

- Em 'Pesquisa geral' coloco o número ou título da norma.

- Clique na lupa.

- Em 'Exibir resultados de outro Repositório', clique em 'Pesquisa Target GEDWeb ABNT'.

- Clique no link 'Target GEDWeb' em azul.

- Faça login no site utilizando o e-mail institucional.

Acesso ABNT via Pergamum

 


Consulta ao acervo

Ao clicar no link abrirá uma página de pesquisa e do lado direito um link "+biblioteca". Clique neste link e escolha a biblioteca do Ifes campus Guarapari. Se não escolher esta opção, a pesquisa buscará em todas as bibliotecas do Instituto.

Clique aqui para consultar o acervo da biblioteca do Ifes campus Guarapari.

 


Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar é permitido aos alunos do curso-técnico, graduandos, pós-graduandos, alunos do curso à distância (polo de Guarapari), docentes e servidores técnicos administrativo.

No ato de empréstimo serão solicitados os seguintes documentos:

Alunos: carteira estudantil

Servidores: documento de identificação com foto

Prazo de empréstimo de materiais

Categoria de Usuário

Itens

Prazo de
devolução

Renovações
por item

Aluno de Curso Técnico 03 itens 7 dias 2 (duas)
Aluno de Graduação 05 itens 7 dias 2 (duas)
Aluno de Pós-Graduação 05 itens 14 dias 2 (duas)
Servidor Técnico-administrativo 05 itens 14 dias 2 (duas)
Servidor Docente 05 itens 14 dias 2 (duas)
Aluno de Ensino à distância 05 itens 14 dias 2 (duas)

O prazo de empréstimo para livros de literatura é de 14 dias.

 


Espaços da Biblioteca

A Biblioteca do Campus Guarapari é composta por:

- Espaço de estudo individual composto por 10 baias de estudo

- Sala de estudos em grupo, com 20 mesas de estudo.

- Área dos computadores para pesquisa dos usuários

- Espaço da Arteterapia

- Hemeroteca

- Monitor de consulta ao acervo (catálogo online - Sistema Pergamum)

- Área do acervo (aproximadamente 10.000 exemplares)

- Espaço do guarda-volumes (consulte normas de utilização)

 


OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO - IFESCAMPUS GUARAPARI (PROCESSO FINALIZADO)

Há vagas para a biblioteca.

Outras informações acesse o link abaixo: 

https://guarapari.ifes.edu.br/index.php/processosseletivos/bolsistas-e-estagiarios/17084-edital-01-2023-processo-seletivo-simplificado-para-estagio-nao-obrigatorio

 

 


Fontes de informação acadêmicas e profissionais

O livreto "Fontes de informação acadêmicas e profissionais" apresenta  fontes de informações importantes para quem está percorrendo o caminho acadêmico e profissional (com links, vídeos e imagens).

Um Recorte Especial (a partir da página 17) mostra Informações sobre as instituições de ensino, cursos e empresas de recrutamento de estágios e empregos que atuam em Guarapari e região (Vitória, Vila Velha e Serra). 

Capa Livreto

 


Guarda-volumes

Normas de utilização:

  • - O usuário deverá solicitar uma chave no balcão de atendimento, onde será feito o registro no Sistema Pergamum.
  • - O uso do guarda-volumes é permitido somente durante a permanência do usuário na Biblioteca.
  • - A perda ou pernoite da chave acarretará em multa de R$5,00 (cinco reais). O usuário deverá pagar a multa diretamente na agência do Banco do Brasil através de GRU emitida pela Biblioteca.
  • - O usuário é responsável pelo material deixado no guarda-volumes.

Acesse o Termo de Responsabilidade que deve ser assinado pelos pais dos alunos menores de 18 anos e pelos alunos maiores de 18 anos.


Orientações - Apresentação do TCC na Biblioteca e Repositório Institucional

O processo inicia-se com o envio do trabalho pelo aluno para o e-mail biblioteca.gua@ifes.edu.br em formato pdf, solicitando a Ficha catalográfica.

No assunto do e-mail deverá conter as informações: tipo do curso (graduação ou pós graduação) e nome do curso. Exemplo: TCC Graduação - Administração

O trabalho deverá ser enviado após a apresentação, aprovação e modificação do trabalho de acordo com as orientações da banca examinadora, já contendo a folha de aprovação com as devidas assinaturas e todos os elementos textuais e pós textuais.

O trabalho deve ser elaborado de acordo com os cadernos de normas do Ifes. A verificação das normas deve ser feita pelos orientadores. No entanto, os bibliotecários orientam a padronização e o uso dos cadernos. Para isso o aluno deve enviar um e-mail para biblioteca.gua@ifes.edu.br e agendar um horário.

Conforme o artigo primeiro da Portaria nº 1709, de 21 de outubro de 2021 (link abaixo)

Todo trabalho de conclusão de curso produzido no âmbito das várias modalidades dos cursos presenciais, semipresenciais ou a distância do Ifes, independentemente da natureza e/ou formato (tais como artigo científico, monografia, revisão sistemática e aprofundada da literatura, portfólio, dentre outros) deverá ser disponibilizado no Repositório Institucional do Ifes.

O Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - RI/Ifes tem por objetivo reunir num mesmo local a produção científica da instituição. O depósito dos trabalhos deve ser feito pelo aluno com o auxílio do seu orientador. Deve ser inserido na coleção 'Ciências Sociais Aplicadas', se for do curso de Administração; 'Engenharias', se do curso de Engenharia Elétrica; 'Ciências Biológicas', se do curso Ciências da natureza. O bibliotecário irá validar o depósito finalizando o processo de publicação no RI/Ifes.

Por este motivo, o Termo de Autorização (link abaixo) deve ser preenchido e assinado junto com o orientador, onde pelo novo modelo, o aluno deve sinalizar as opções quanto às restrições do trabalho e autorizar o bibliotecário a validar os metadados para sua publicação. Por orientação do Fórum de Bibliotecários, esse documento poderá ser assinado em meio físico no dia da defesa ou em meio eletrônico pelo Sipac. Nos dois casos quem deve providenciar as assinaturas é a secretaria responsável pelo curso ou sua Coordenação.

Ao final, emitiremos o "Recibo de quitação" que será enviado ao aluno. Este documento deve ser entregue no CRA, quando da solicitação do diploma.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail citado acima ou pelo telefone 3261-9944.

Repositório do Ifes: https://repositorio.ifes.edu.br/

 

Documentos

Portaria nº 1709/2021

Termo de autorização para disponibilização

Caderno de normas para apresentação de referências

Caderno de normas para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos

Tutoriais

Tutorial para depósito de trabalhos no Repositório Institucional

Vídeo tutorial para depósito de trabalhos no Repositório Institucional

Template para trabalhos monográficos

 

 


Periódicos

Confira os periódicos por curso clicando aqui

 


Concurso de Poesias

Sem previsão.

 


Exposições de Produções Artísticas

 


 

Feira de Troca de Livros

A Coordenadoria de Biblioteca do Campus Guarapari apresenta neste vídeo uma retrospectiva sobre da ação "Feira de Troca de Livros", realizada entre 2013 e 2016. Também mostram a ação "Baú Itinerante" realizada em 2016.

 

A Coordenadoria de Biblioteca do Campus Guarapari apresenta neste vídeo os registros da ação "Feira de Troca de Livros" realizada em 2022. Também mostram a ação "Baú Itinerante" realizada no mesmo ano.

 

Agradecemos a todos e todas que participaram dessas ações!


 Publicações de Servidores (2ª Edição)

servidores 1

 

servidores 2

 

servidores 2

 

servidores 2

 

servidores 2

 

servidores 2

 

servidores 2

 

servidores 2

Atualizado em 16/05/2024


Renovação de empréstimo

Passo a passo

- Acesse o Sistema Pergamum

- Clique em 'Entrar'

- Insira Matrícula e Senha da biblioteca

- Clique em seu nome de usuário

- No default, clique em 'Meu Pergamum'

-No título desejado, clique em 'Renovar'

 

Fique atento às informações fornecidas pelo sistema e observe a nova data de devolução.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página