Institucional
Índice de Artigos
Nesta seção, são divulgadas informações institucionais e organizacionais do Campus de Guarapari, compreendendo suas funções, competências, estrutura organizacional, relação de servidores, agenda do diretor-geral, horários de atendimento e legislação vigente.
História
Visão geral
O Campus Guarapari foi fundado no ano de 2010, tendo iniciado suas atividades no mês de abril, com duas turmas do Curso Técnico Concomitante em Administração. O prédio escolhido foi a sede da antiga Faculdade J. Simões, no bairro Muquiçaba, próximo ao Fórum Municipal, onde a instituição está localizada até hoje.
No segundo semestre do primeiro ano de funcionamento, o campus acolheu mais duas turmas de estudantes, com o início do Curso Técnico Concomitante/Subsequente de Eletromecânica. No ano seguinte, houve ingresso nos Cursos Técnicos de Administração e Eletromecânica integrados ao Ensino Médio, e também o começo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da instituição, com a primeira turma na área de Gestão Estratégica de Negócios, totalmente gratuita.
Em 2013, tiveram início os Cursos Técnicos Integrado e Concomitante/subsequente em Eletrotécnica, em substituição ao Curso Técnico de Eletromecânica. Também neste ano, houve a abertura do Curso Técnico em Administração na modalidade a distância e o oferecimento de cursos de extensão através de parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nas áreas de Eletricista Predial de Baixa Tensão, Auxiliar Administrativo, Desenhista Mecânico, Montador e Reparador de Computadores e Auxiliar de Tesouraria.
Para permitir a verticalização do ensino, a continuidade de formação de cursos técnicos e acolhendo as necessidades de qualificação locais, o campus Guarapari dá importante passo ao abrir novos caminhos para o Ensino Superior da cidade e da região. Em 2014, ingressaram os(as) estudantes da primeira turma de Graduação no Bacharelado em Administração, com a oferta de 42 vagas via Sistema de Seleção Unificado (SISU).
Os anos seguintes também registraram aumento de cursos oferecidos nos mais diversos níveis de formação, como o Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, em 2015, e o Curso Superior de Bacharelado de Engenharia Elétrica, em 2017. Em 2019, iniciou-se o Curso Técnico em Mecânica Concomitante/subsequente e a Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Empresariais.
Em 2021, o portfólio de ensino foi ampliado com o início das aulas do Curso Superior de Licenciatura em Ciências da Natureza, voltado para a formação de docentes na disciplina de Ciências do 6° ao 9° ano de escolaridade do Ensino Fundamental II e em Biologia nos cursos de Ensino Médio.
Empresas Júniores
Além dos ensinamentos dentro das salas de aula, o campus Guarapari possibilita o desenvolvimento de atividades para aplicação dos conhecimentos e fomentar vivências no campo profissional. A "Tática Júnior", Empresa Júnior do Bacharelado em Administração, foi criada em 2018 para permitir a atuação dos alunos de graduação (com acompanhamento de professores do curso) como consultores em projetos para o empresariado local. Seguindo objetivos semelhantes de atuação prática, foi criada a Eletrolit, Empresa Júnior do Bacharelado em Engenharia Elétrica, em 2022.
Extensão
Desde o início das atividades, o campus oferece cursos de extensão à comunidade. Uma das ações de extensão mais antigas, iniciada em parceria com a Prefeitura de Guarapari a partir de 2010, é o Pré-Ifes, ação de extrema importância para divulgar o Campus Guarapari entre os estudantes da cidade. Outro destaque é o curso de Idiomas (inglês e espanhol), ofertado gratuitamente pelo Centro de Línguas desde 2011, fundamentado na necessidade de ampliar o conhecimento globalizado para a população e que não têm acesso a cursos de línguas em escolas particulares.
Em 2019, foi inaugurado o Observatório Astronômico do Ifes Campus Guarapari (OAIG), espaço para observação do céu que é aberto a toda a comunidade externa, em especial às escolas da rede municipal e estadual de ensino (mediante agendamento prévio). No ano seguinte, iniciaram-se os projetos do Laboratório de Espaços Inteligentes, local destinado a buscar soluções inovadoras através de inteligência artificial, ciência de dados, redes neurais convolucionais, arquitetura baseadas em serviço, computação móvel e computação em nuvem, especialmente no contexto de segurança pública, mobilidade urbana e assistência à saúde.
Pesquisa
Na área de pesquisa, das várias atividades já desenvolvidas no âmbito institucional e específicas em cada curso, destacam-se as sete edições da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE), cujo objetivo é divulgar os resultados de projetos desenvolvidos ao longo do ano para a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Sua primeira versão aconteceu no ano de 2013, como feira de ciências (Feciteg) e tem sido realizada anualmente (inclusive de forma remota, no período de suspensão das atividades acadêmicas por conta da pandemia do Coronavírus, em 2020).
Em mais de uma década de atividades, o campus Guarapari se consolidou como instituição pública e gratuita de excelência e qualidade em ensino, pesquisa e extensão, atuando nos ensinos médio, técnico, superior e também na pós-graduação.
Organograma
Mapa Estratégico do Ifes
O mapa estratégico a seguir é resultante do Planejamento Estratégico para o período de 2018 a 2022 e guia as atividades da Instituição.
Acesso os produtos do Planejamento Estratégico pelo link: Produtos do Planejamento Estratégico do Ifes - 2019-2023 - Mapa estratégico, Indicadores e Metas
Competências
As competências estão disponíveis no Regimento interno do Campus.
Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências do Ifes
Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências do Ifes
Os principais documentos que regem as ações do Instituto Federal do Espírito Santo estão disponíveis na seção Documentos Institucionais.
Documentos Institucionais
Regimento Geral do Ifes
http://www.ifes.edu.br/documentos-institucionais/6791-regimento-geral-do-ifes
PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifes
http://www.ifes.edu.br/documentos-institucionais/5986-pdi-do-ifes
Regimento Interno dos Campi do Ifes
http://www.ifes.edu.br/documentos-institucionais/16575-regimento-interno-dos-campi-do-ifes
Regimento do Conselho de Gestão dos Campi do Ifes
Resolução CS nº 63/2010 – Aprova o Regimento Interno do Conselho de Gestão dos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (alterada pela resolução 24/2014).
Resolução CS nº 24/2014 - Altera a Resolução CS nº 63/2010 que aprova o Regimento Interno do Conselho de Gestão dos campi do Instituto Federal do Espírito Santo.
Regimento Interno do Conselho de Gestão do campus Guarapari
Resolução CS nº 126 2022 - Regimento do Conselho de Gestão do campus Guarapari
Regulamento da Organização Didática do Ifes
http://www.ifes.edu.br/documentos-institucionais/5802-regulamento-da-organizacao-didatica
Documentos do Conselho Diretor do Cefetes e da ETFES
http://www.ifes.edu.br/documentos-institucionais/16263-documentos-do-conselho-diretor-do-cefetes
Telefones e Endereços
Localização e Contato
Alameda Francisco Vieira Simões, 720 - Aeroporto, Guarapari - ES, 29216-795
Telefone: (27) 3261-9900
Site: guarapari.ifes.edu.br
Veja todos os emails do campus na área de contato do site neste link aqui.
Instagram: @ifesguarapari
Facebook: @ifesguarapari
Para ver os endereços e telefones dos dirigentes de cada campus e da reitoria do Ifes, acesse a área de Contato no site principal do Ifes.
Horários de Atendimento
Horário institucional: Segunda a sexta-feira de 6:20h às 22:20h
Diretoria Geral do campus |
|
Diretor Geral |
Gibson Dall' Orto Muniz da Silva |
Diretor de Administração e Planejamento |
Wilken Fregona dos Santos |
Diretor de Ensino |
Virgínia de P. Batista Carvalho |
Diretor de Pesquisa e Pós-graduação e Extensão |
Adriano Mesquita Oliveira |
Chefe de Gabinete |
Karilyn Ian Blyth Garcia Abreu |
Coordenador de Tecnologia da Informação |
Warley Eric Rodrigues Rocha |
Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas |
Alexsandra Vieira Santiago Borsi |
Diretoria de Ensino |
|
Coordenadora Geral de Ensino |
Morgana Simões P. Meriguete |
Coordenadora de Registros Acadêmicos |
Pâmela Camero Moussatché |
Coordenadora de Gestão Pedagógica |
Emanuelle Costalonga Mateus |
Coordenadora de Biblioteca |
Rosilene Supriano de Jesus Rosa |
Coordenadora de Atendimento Multidisciplinar |
Gecilene Ap. Silva dos Santos |
Coordenador do curso de Bacharelado em Administração |
Oldair Luiz Gonçalves |
Coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica |
Ricardo de Abreu Toríbio |
Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza |
Paulo Roberto Prezotti Filho |
Responsável pela Coordenadoria de Formação Geral |
Marcelo Serute |
Coordenador do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Concomitante |
Jonathan Toczek Souza |
Coordenador do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio e Concomitante |
Pedro Paulo Pecolo Filho |
Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio e Concomitante |
Bruno Azeredo Passigati |
Coordenadora do curso técnico em Administração EAD - em rede |
Eduarda de Biase Ferrari Gomes |
|
|
Diretoria de Planejamento |
|
Coordenador de Gestão de Contratos |
Fagner Gonçalo Siqueira |
Coordenadora de Execução Orçamentária e Financeira |
Kédyma Coswosk Braun |
Coordenador de Patrimônio, Materiais e Suprimentos |
Hans Albet de Souza Ferreira |
Coordenadora de Licitação e Compras |
Haissa Teixeira Cruz |
Coordenador de Engenharia e Manutenção |
José Carlos R. de Oliveira Junior |
Responsável pela Coordenadoria de Contabilidade |
Halisson Golffetto da Veiga |
Responsável pela Coordenadoria de Protocolo e Arquivo |
Andreia Almeida |
|
|
Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação |
|
Responsável pela Coordenadoria Geral de Extensão |
Augusto Cézar Tiradentes Monteiro |
Responsável pela Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação em Tecnologias Empresariais |
Jonathan Toczek Souza |
|
|
Veja a listagem e outras informações de todos os servidores do campus Guarapari no Sistema Integrado de Recursos Humanos do IFES (SIGRH) (abre em nova janela).
|
O Diretor-Geral do Ifes campus Guarapari atendendo ao Ofício nº 01/2022 - Reitoria, torna público os setores/servidores que cumprem jornada de 30 horas semanais de acordo com a Resolução do Conselho Superior nº 19/2014, discriminando o nome do(a) servidor(a) e o respectivo horário de trabalho.
Coordenadoria de Gestão Pedagógica - CGP
Horário de funcionamento do setor: 8h às 20h
CGP - EMANUELLE COSTALONGA MATEUS - ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO - 08h às 12h e 13h às 17h
CGP - CHRISTIANE DA SILVA ASSIS - TECNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - 14h às 20h
CGP - MARIA ANGELICA ALVES DA SILVA SOUZA - PEDAGOGA - 8h às 14h
Coordenadoria de Atendimento ao Ensino - CAE
Horário de funcionamento do setor: 6h40 às 21h
CAE - SANDRO AUGUSTO FERNANDES - ASSISTENTE DE ALUNO - 6h40 às 12h40
CAE - EDMILSSIFF NASCIMENTO - ASSISTENTE DE ALUNO - 10h30 às 16h30
CAE - ANA PAULA FIGUEIREDO GUEDES DELAGE - ASSISTENTE EM ADMNISTRAÇÃO - 12h30 às 18h30
CAE - GLAUCIA MARIA DE OLIVEIRA - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO - 15h às 21h
Coordenadoria de Biblioteca - CBI
Horário de funcionamento do setor: 9h às 21h
CBI - KARLA MATOS CURTO VALLE - BIBLIOTECARIO-DOCUMENTALISTA - de 9h as 15h
CBI - ROSILENE SUPRIANO DE JESUS ROSA - BIBLIOTECARIO-DOCUMENTALISTA - de 12h às 15h30h e de 16h30 às 21h
CBI - PAULO ROBERTO BORGHI MOREIRA - BIBLIOTECARIO-DOCUMENTALISTA - de 12h as 18h
Coordenadoria de Registro Acadêmico - CRA
Horário de funcionamento do setor: 6h30 às 8h expediente interno, 8h às 20h atendimento ao público
CRA - PAMELA CAMERO MOUSSATCHE - ASSISTENTE DE ALUNO - 6h30 às 15h30
CRA - WESLEI ASSIS DA SILVA - TECNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - 14 às 20 horas
CRA - VALQUIRIA FERREIRA DA SILVA - AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - 8 às 14 horas
Redes Sociais