Ir direto para menu de acessibilidade.

BKP (original) Administração

Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2024, 13h50

O curso de Bacharelado em Administração busca formar profissionais que sejam capazes de compreender as questões científicas, técnicas, sociais, tecnológicas e econômicas das organizações e também sejam aptos a atuar no planejamento, no processo de identificar e solucionar problemas e tomar decisões, no gerenciamento e no controle das organizações, levando em consideração os aspectos qualitativos e quantitativos adequados, bem como demonstrem competências e habilidades para resolver conflitos, fazer negociações e liderar equipes, assim como outras atividades emergentes, que façam parte do campo de atuação do administrador.

Perfil do Profissional

O profissional formado pelo curso de Administração é capaz de identificar os problemas que surgem no dia a dia da administração das organizações, e equacionar soluções para eles; de pensar estrategicamente os processos de gestão, de forma a introduzir melhorias no processo de produção, bem como nas atividades de comércio e serviços; transferir conhecimentos e delegar funções e responsabilidades; estabelecer um processo eficaz de comunicação e de relações interpessoais entre os diversos níveis da gestão, levando em consideração a complexidade de  cada nível e as necessidades de cada indivíduo, entre outras atribuições.

Área de Atuação

O egresso do Curso de Administração estará apto para atuar na área de gestão das organizações públicas, privadas e terceiro setor. O egresso do curso estará apto, também, a seguir carreira acadêmica, em um processo de formação continuada, podendo, futuramente, atuar como docente e/ou pesquisador.

Coordenador(a) do curso

Prof. Dr. Oldair Luiz Gonçalves - Lattes

Horário de atendimento presencial: (Prof. Dr. Oldair Luiz Gonçalves)
Segundas e terças (sala A301): 14:50h às 17:40h
Quintas (sala B15): 10:30h às 11:30h e 13:00h às 14:00h
Sextas (sala A301): 14:50h às 17:40h
E-mail para agendamento do atendimento presencial: ccbadm.gua@ifes.edu.br
Na mensagem do e-mail informe seu nome, período, data desejada e duas sugestões de hora que gostaria de ser atendido, visando a organização dos agendamentos.
Em caso de desistência avisar com, no máximo, 1h de antecedência.

Horário do curso

Veja o horário 2021-2 clicando aqui.

Veja o horário 2022-1 clicando aqui.

Horário 2023-1

Horário 2023-2

Calendário do Curso de Administração

Calendário acadêmico da graduação 2023

Grade e corpo docente 2022/1

Veja a grade e o corpo docente clicando aqui.

Fluxograma do curso

Fluxograma (Matriz 2018)

Relação disciplina e professor 2022/1

Veja a relação clicando aqui.

Forma em que o curso é ofertado

Forma de acesso

a) ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. O ingressante concorre às vagas nas universidades públicas mediante a sua nota no exame, bem como a sua classificação no SISU - Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, conforme os editais de seleção;

b) Editais de Processos Seletivos para vagas remanescentes para Transferência e Novo Curso – editais especiais publicados quando houver existência de vagas nos cursos superiores.

Local de oferta: Alameda Francisco Vieira Simões, nº 720 - Bairro Aeroporto - Guarapari – ES. CEP 29216-795.

Modalidade Presencial

Turno Noturno

Duração 4 anos

Quantidade de vagas 42

Ato de autorização Resolução CS nº 52/2013, de 18/12/2013 e Resolução CS nº 14/2016, de 14/03/2016

Reconhecimento de curso DOU - Reconhecimento curso de Bacharelado em Administração 18-12-2017 página 69

Renovação de reconhecimento de curso DOU - PORTARIA Nº 209, DE 25 DE JUNHO DE 2020

Contato da Coordenadoria do Curso:
Email:  ccbadm.gua@ifes.edu.br
Telefone:

Projeto pedagógico do curso - Matriz 2018

Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso – Matriz 2018
Termo de autorização
Procedimentos para a defesa
Portaria N 151 – Biblioteca
Orientações - Apresentação do TCC na Biblioteca e Repositório Institucional

Referencias para consultas

Livro: Ramos da Administração:
RAMOS, Rogério. Ramos da Administração. Brasília: Conselho Federal de Administração, 2018.

Cadernos de Normas Técnicas - IFES:
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS – NBR 6023 DOCUMENTO IMPRESSO E/OU DIGITAL

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS - DOCUMENTO IMPRESSO E/OU DIGITAL

Atividades Complementares

Matriz Curricular  2018

Regulamento das Atividades Complementares (Matriz 2018)
Tabela atividades complementares (Matriz 2018)
Formulário de solicitação de avaliação das atividades acadêmico científico culturais. (AACC’s)

Colegiado de Curso de Bacharelado em Administração

Veja neste link a portaria com os membros que compõem o colegiado de curso

AÇÕES DE EXTENSÃO

Definições e normativas para o curso de Bacharelado em Administração

DEFINIÇÕES E NORMATIVAS

FORMULÁRIO DE REQUISIÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Informações Complementares:

Ações de extensão

CAEX

Maiores informações sobre a Extensão do Campus em: https://proex.ifes.edu.br/cgaex

Empresa Júnior do curso de Bacharelado em Administração:

Tática Júnior

Serviços: consultoria empresarial nas áreas da administração, pesquisa de mercado, assessoria empresarial, elaboração de projetos, entre outros.

Saiba maiores informações clicando aqui. (Quem somos)

Outras informações da empresa júnior:

registrado em: ,